Yuri Romão falou que clube vai recorrer da punição imposta pelo STJD ao Sport e indicou vários casos de outros clubes que não receberam pena
O presidente do Sport, Yuri Romão, atribuiu a punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva
(STJD) ao clube pernambucano à origem regional. Nas palavras do dirigente, "estão punindo um clube de
Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP."
O órgão desportivo deferiu
pedido da procuradoria, na tarde desta sexta-feira, determinando que o Sport
deverá atuar com portões fechados e sem sua torcida como visitante (exceto para
jogos pelo Estadual).
Presidente do Sport, Yuri Romão, em pronunciamento — Foto: Igor Cysneiros/ SCR
"Tudo aquilo que estava ao nosso alcance foi feito. Por isso que, mais uma vez, reitero que essa decisão não é razoável, deixar um ar de arbitrariedade, ou, pior, estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP. Porque que eu digo isso?"
O STJD alegou descumprimento do
Sport ao artigo158 da Lei 14.597/2023, relativo ao dever dos clubes em garantir
segurança aos torcedores, e motivo pelo qual "fez-se necessário, para
preservar a segurança nos futuros jogos", entrar com a medida cautelar.
+ Veja lista de jogos que o Sport poderá atuar sem torcida por
punição; três fora e dois em casa
Yuri Romão citou vários casos recentes de violência em estádios de futebol e que não tiveram punição. Ele falou sobre situações vividas por Bahia, Grêmio, Flamengo e Botafogo.
- Em casos recentes, dois, três
anos, o caso do Internacional, onde o atleta Nico Hernandez foi atingido por
pedras. O caso do Grêmio que, ao chegar no Beira Rio, teve o seu ônibus
apedrejado. Tivemos o caso semelhante do Bahia, em que o goleiro Danilo Fernandes
foi atingido por uma bomba.
E continuou listando.
- Tivemos o caso do Flamengo
contra o Atlético-MG, onde tivemos caso semelhante e que foi absolvido. O
Botafogo, o Fluminense ao chegar Nilton Santos teve seu ônibus também
apedrejado. Então porque somente o Sport é punido? - questionou Romão.
--:--/--:--
STJD pede portões fechados para jogos do Sport
Yuri Romão criticou a decisão do
STJD a que chamou de "arbitrária".
- O episódio não se deu na
chegada. Foi na saída distante do estádio em uma rodovia federal. Tem alguma
coisa errada nisso. Nós não podemos baixar a cabeça diante de uma decisão que,
mais uma vez, repito, não é razoável e acho, inclusive, que é arbitrária.
Por fim, o presidente do Sport
disse que o clube já está tomando providências para buscar reverter a punição
pelo meios legais.
- Colocados esses fatos, a gente
chega à conclusão de que o Sport não pode ser penalizado por um problema de
segurança pública, que não ocorre somente em nosso Estado, mas no Brasil todo.
E, mesmo assim, só o Sport está sendo punido. Diante disso, nós não baixaremos
a cabeça. Enfrentaremos nos meios legais para tentar reverter essa decisão. Não
podemos ser penalizados por algo que não é da nossa competência.

Comentários
Postar um comentário